Blefaroplastia: o que é e qual a finalidade

É comum que rugas, flacidez, excesso de pele e gordura acometam as pálpebras. Em algumas situações, além da expressão cansada, a própria amplitude visual pode ser comprometida pelo agravamento do problema.

O procedimento que oferece correção chama-se blefaroplastia, cirurgia simples e pouco invasiva que levanta as pálpebras e ajuda a rejuvenescer a região dos olhos.
Apesar de ser mais procurada por pessoas acima dos 40 anos, a blefaroplastia pode ser feita em pessoas de várias idades.

Existem dois tipos de blefaroplastia, que podem ser realizadas em conjunto, caso o médico avalie como necessário:

– Blefaroplastia de pálpebras inferiores, que é a mais procurada e pode ser interna ou externa. No procedimento interno, o cirurgião afasta as pálpebras com um retrator, depois, realiza uma incisão na conjuntura, que é acessada com um dispositivo cauterizador. Aí, o excesso de gordura é retirado para diminuir o inchaço da região. Ao finalizar, o médico realoca o depósito de gordura e sutura a incisão.
Na cirurgia externa, o cirurgião faz uma incisão na prega das pálpebras. Depois, faz mais uma incisão na camada muscular para acessar a gordura orbital. Então, também retira o excesso de gordura e faz as suturas necessárias.

– Blefaroplastia de pálpebras superiores, que pode envolver a retirada de outros elementos que estejam prejudicando a visão. Neste procedimento, o médico faz incisões no septo orbitário para acessar depósitos de gordura. Depois, modela o local com a retirada de pele, gordura ou ambos. Após isso, sutura o local.

Depois de realizar a blefaroplastia, os pacientes não precisam de internação e podem voltar para casa.

A blefaroplastia é uma das cirurgias oferecidas aqui na MedPrime.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica é essencial.

Exames e consultas podem ser agendados através do Whatsapp: (47) 9-8841-0117

Responsável técnico: Dr. Ricardo Campanelli (CRM SC 14410)

Leave a reply